Sancel
24.1.19

Entenda como os probióticos atuam no organismo

Culturas vivas melhoram a digestão, humor e pele

O sistema digestivo é habitado por trilhões de bactérias de diversas espécies, com variadas funções em nosso organismo. Esse ecossistema complexo, chamado de microbiota, pode ficar desequilibrado devido a fatores como má alimentação e uso de antibióticos. Para recuperar a harmonia dessa população, é recomendável a ingestão de probióticos, micro-organismos benéficos ao organismo que podem ser encontrados em iogurtes e outros lácteos. Essas culturas vivas ajudam a absorção de nutrientes, a melhora da digestão, o fortalecimento do sistema imunológico, evitando infecções e até a melhora do humor e da pele.

Pesquisas mostraram que o consumo diário dessa cultura aumenta significativamente a imunidade, ao diminuir as bactérias potencialmente nocivas. Novos organismos vivos ao chegar ao intestino despertam as células de defesa, mantendo assim o sistema imunológico mais ativo.
O maior favorecido pelos probióticos, segundo a Verde Campo, é o sistema digestivo, onde se encontra a maior parte do ecossistema de micro-organismos, e tem sua microbiota reequilibrada, ajudando a seu bom funcionamento.
pele também fica mais saudável, já que as toxinas são mais facilmente eliminadas, o que reduz processos inflamatórios e acne. Além da cútis, a saúde de nosso sistema digestivo também está relacionada ao sistema nervoso. Bactérias podem produzir moléculas que geram a serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de felicidade e ao controle da ansiedade. Ou seja, uma porção de iogurte enriquecido com culturas vivas te ajuda a ser não apenas mais saudável, mas também mais bem-humorado.
Apesar de todos os iogurtes conterem bactérias vindas da fermentação, nem todas são probióticos. Isso porque são considerados probióticos apenas as culturas que chegam vivas ao intestino. E como os probióticos não colonizam o intestino, para manter o equilíbrio da microbiota é importante consumi-los frequentemente.

Notícias ao Minuto
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Entenda como os probióticos atuam no organismo Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco