Tecnologia do Blogger.
21.11.18

Hospital Metropolitano oferece serviço pioneiro de neuropsicologia

Os pacientes de epilepsia e doença de Parkinson acompanhados pela equipe multiprofissional do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires contam com mais um serviço de avaliação pré-operatória que inclui consultas neuropsicológicas. A iniciativa consiste em avaliar, por meio de testes neuropsicológicos, a capacidade cognitiva do paciente  auxiliando os  trabalhos da equipe da neurocirurgia da unidade de saúde. O Hospital é a primeira instituição pública de saúde do Estado a utilizar esse tipo de procedimento.

O gerente multiprofissional do complexo hospitalar, Gilberto Teodózio, ressaltou a importância do procedimento.  “Estamos oferecendo o serviço, inicialmente, para pacientes com doença de Parkinson e epilepsia, mas isso não impede que prestemos atendimento a pacientes com tumor e com outras deficiências cognitivas no futuro. Para o usuário, essa assistência faz a diferença porque muitos necessitam desta avaliação antes de se submeter a um procedimento cirúrgico para se entender se alguma das funções cognitivas pode ser alterada ou não durante e após o procedimento cirúrgico”, destacou.
De acordo com a coordenadora da psicologia do Hospital Metropolitano, Amanda Rios, a necessidade da avaliação da neuropsicologia se faz para a eficácia da assistência ao paciente. “Em relação a pacientes com doenças degenerativas e/ou funcionais, como Parkinson e epilepsia, a avaliação é necessária para que o neurocirurgião tenha mais clareza no desempenho cognitivo do paciente, ou seja, saiba o que ainda se encontra com funções preservadas. Na avaliação do paciente, são verificadas suspeitas nas alterações cognitivas que podem ser decorrentes de alguma desordem neurológica”, esclareceu .
As consultas da neuropsicologia  são conduzidas com uma entrevista ao paciente, que responde testes para avaliar o funcionamento de funções cognitivas como memória, atenção, linguagem, percepção e funções executivas. A partir dos resultados é elaborada uma intervenção junto a esse paciente  tanto  na fase dos exames de ambulatório  quanto no pós-operatório.  Atualmente, a unidade de saúde conta com os trabalhos de quatro neuropsicólogos.
Neuropsicologia- Trata-se da interface entre a Psicologia e a Neurologia, estudando relações entre o cérebro e o comportamento humano, e buscando compreender como lesões, alterações genéticas, malformações ou qualquer agravo que afete o sistema nervoso pode causar déficits em diversas áreas do comportamento e cognição.
Perfil - O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, localizado em Santa Rita, é a primeira unidade de saúde pública especializada em neurologia e cardiologia da Paraíba. Tem a capacidade de 226 leitos, sendo 60 de UTI, 11 salas de cirurgia e um moderno centro de diagnóstico por imagem. Os pacientes atendidos na instituição são regulados via Secretarias Municipais, em sintonia com o sistema de regulação do Estado, como também pelo Samu.
PB Agora
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Hospital Metropolitano oferece serviço pioneiro de neuropsicologia Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco