Tecnologia do Blogger.
10.9.18

Túmulos históricos são encontrados por servente de pedreiro em São João do Rio do Peixe

O primeiro cemitério foi construído em 1862 motivado pela epidemia de cólera que espalhava pela região sertaneja.

O referido cemitério foi fechado em 1932, com a inauguração do atual localizado na Rua Vidal de Negreiros. (Foto: Reprodução)
Na última terça-feira (4),  o pesquisador e escritor Rogério Galvão se deparou com uma escavação, em um prédio, nas imediações da pracinha São Francisco, em São João do Rio do Peixe, onde no decorrer da escavação foi encontrado o restante de um túmulo antigo do primeiro cemitério São Joanense.
O objetivo da escavação na área do prédio é para o funcionamento de um dique de oficina que irá funcionar naquela localidade em breve.
O servente teria encontrado o túmulo no sábado (1), mas era algo desconhecido ao mesmo. O escritor perguntou se ele não teria observado e o mesmo disse que achava que era uma fossa.
“Desde sábado que eu arranco tijolo, pensei que fosse uma fossa. Mas era diferente, pois era com um piso desenhado e era grande e quadrado. Era um negócio bonito", disse o homem.

 Na verdade, se tratava de uma antiga catacumba, típica construção tumular dos cemitérios do século XIX.
O pesquisador e escritor Wlisses Estrela adiantou que, existia uma catacumba pertencente a Irmandade do Rosário, que podia ser alugada, conforme recibos que o mesmo encontrou em inventários post-mortem no Fórum Dr. João Bernardo de Albuquerque. Ser enterrado numa catacumba era algo reservado a pessoas que possuíam condições financeiras, as demais eram sepultadas em covas no chão, onde se cravavam cruzes.
O primeiro cemitério foi construído em 1862 motivado pela epidemia de cólera que espalhava pela região sertaneja. Como não havia mais espaço na igreja do Rosário para os sepultamentos, foi necessário construir o cemitério.
O professor Wlisses Estrela traduz que, com a descoberta tumular revela que o antigo cemitério possuía grandes dimensões, se comparado ao que restou do muro da atual capela de São Francisco. Assim as residências de Zé de Natão (in memorian) até o Hotel de Anita se localizam no terreno do antigo cemitério.
O referido cemitério foi fechado em 1932, com a inauguração do atual localizado na Rua Vidal de Negreiros. As famílias mais abastadas removeram seus entes queridos para o atual cemitério Nossa Senhora da Consolação.

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Túmulos históricos são encontrados por servente de pedreiro em São João do Rio do Peixe Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco