A unidade hospitalar é referência em tratamento e combate à doenças infectocontagiosas
O hospital referência em tratamento e combate à doenças infectocontagiosas na Paraíba anunciou a disponibilidade de um novo serviço para a prevenção à infecção por HIV. O Complexo Hospitalar Clementino Fraga apresentou a Profilaxia Pré-Exposição – PrEP, método que impede que o vírus causador da aids infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus.
A Profilaxia Pré-Exposição consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais ‘antes da exposição sexual’ ao vírus, visando uma redução na probabilidade de infecção pelo HIV. O objetivo da PrEP é prevenir a infecção pelo HIV e promover ao indivíduo uma vida sexual mais saudável.
Conforme critérios de elegibilidade, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a PrEP é indicada principalmente para trabalhadores e trabalhadoras do sexo; travestis e transexuais; gays e homens que fazem sexo com homens; casais sorodiferentes (sorodiscordantes) que se relacionam sexualmente sem o uso de preservativos ou que têm usado a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) repetidamente.
A médica infectologista Adriana Cavalcante reforça que a PrEP serve para evitar que o indivíduo adquira o vírus do HIV antes da exposição, ou seja, é um método de prevenção. “É um uso contínuo de um medicamento diário, no sentido de evitar essa exposição ao HIV. Seria a mesma ideia de um anticoncepcional, ou seja, você toma todos os dias para evitar gravidez, e na PrEP a medicação é para evitar o HIV. A PrEP não é indicada para quem já tem o vírus HIV, porque já toma um medicamento diferente e também é contraindicado para quem tem problemas renais e alteração óssea grave”, explicou a infectologista Adriana Cavalcante.
Portal T5