Tecnologia do Blogger.
5.6.18

Jovens também são alvos de problemas cardiovasculares

Ministério da Saúde estima que mais de 30% das mortes no Brasil são causadas por doenças cardiovasculares e, por isso, são consideradas as principais causas de mortalidade da população brasileira. Apesar dos problemas serem mais comuns a partir dos 50 anos, engana-se quem pensa que os jovens não devem se preocupar com a saúde do coração.

Entre os principais fatores de risco de problemas cardíacos está o tabagismo, hipertensão e colesterol, sendo que esses causadores de doenças do coração são facilmente identificados na população brasileira mais precoce. “O adolescente tem tendência ao tabagismo e alcoolismo. Assim, as chances de desenvolver hipertensão e obesidade aumentam”, explica Marcelo Botelho, cardiologista do Hospital do Coração do Brasil (HCBr).
Além disso, o estresse é outro elemento que pesa quando se fala do coração. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, trata-se do 4º maior fator de risco para infarto, perdendo apenas para o colesterol alto, cigarro e hipertensão. “No mundo moderno, existe uma pressão por resultado e um estresse intenso pode desencadear doenças cardiovasculares, como um infarto ou derrame.” Além disso, o fator contribui bastante para o surgimento de doenças do sistema nervoso e distúrbios do sono.
A atenção deve ser redobrada para quem tem histórico familiar de problemas cardiovasculares, pois o componente genético é de grande relevância. “A pessoa que tem na família registro de infartos, deve começar a realizar exames preventivos desde cedo, por volta dos 25 anos”, completa o médico.
Diante deste panorama, é essencial começar a prevenir as causas e manter os cuidados com a saúde em dia. Algumas medidas podem ser tomadas diariamente, sem muito esforço, para que a longo prazo o coração responda de forma saudável. Confira:
• Se exercite: As atividades físicas ajudam a evitar o sobrepeso e ainda regulam os níveis de açúcar no sangue.
• Abandone maus hábitos: O cigarro, por exemplo, é um dos fatores ponderantes para problemas cardíacos em pessoas abaixo dos 40 anos. O mesmo vale para cigarro eletrônico, narguilé e álcool.
• Alimentação equilibrada: O consumo de açúcar, sal e gorduras em excesso são prejudiciais ao coração. O ideal é apostar em uma dieta rica em frutas, verduras, carnes magras e carboidratos de qualidade.
• Combata o estresse: O estresse promove a liberação de hormônios que influenciam nos índices de colesterol, pressão arterial e glicose no sangue, podendo agravar problemas cardíacos.
Vale lembrar, também, que é essencial realizar um check-up anual para evitar doenças do coração.
Notícias ao Minuto
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook
Item Reviewed: Jovens também são alvos de problemas cardiovasculares Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco