Tecnologia do Blogger.
17.5.18

JP e mais 27 cidades da PB estão sob alerta para chuva forte

Conforme o alerta, há risco de alagamentos e pequenos deslizamentos

João Pessoa, Bayeux e mais 27 municípios paraibanos são áreas com perigo de chuvas e transtornos até as 12h desta sexta-feira (18), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A mesma previsão vale ainda para Pernambuco e Rio Grande do Norte.
    Conforme o alerta, há risco de alagamentos e pequenos deslizamentos nas cidades de Alhandra, Baía Da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Condado, Conde, Cruz Do Espírito Santo, Cuité De Mamanguape, Curral De Cima, Jacaraú, Itapororoca, Juripiranga, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Mataraca, Pedras De Fogo, Pedro Régis, Pilar, Pitimbu, Riachão Do Poço, Santa Rita, Sapé, Sobrado e São Miguel De Taipu. O alerta do Inmet indica que podem ocorrer chuvas com índices que variam entre 30 a 60 milímetros por hora (mm/h) ou até 100 mm/dia.
    Segundo o site Climatempo, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou quase 80 mm de chuva em João Pessoa entre às 20h dessa quarta-feira (16) e 8h desta quinta (17). Entre as 23h20 dessa quarta (16) e 8h20 desta quinta (17), choveu aproximadamente 63 mm. Os números, somados, correspondem a quase metade de todo o esperado para o mês de maio na Capital. Segundo a Agência Executivas de Gestão das Águas (Aesa), em média, maio tem 282,5 mm de chuvas.
    Ainda conforme a Aesa, a segunda cidade que mais tem registrado chuvas nas últimas horas é Alhandra, na região metropolitana, com índices semelhantes aos de João Pessoa.
    Previsão
    A Climatempo diz que as chuvas ocorrem por causa de áreas de instabilidade que avançaram do mar para a costa leste do Nordeste, espalhando nuvens carregadas entre o leste do Rio Grande do Norte e o leste de Pernambuco.
    No decorrer desta quinta-feira (17), essas áreas de instabilidade persistem na costa leste do Nordeste e provocam mais chuva na região da Grande João Pessoa, mas também há risco de chuva moderada a forte na região da Grande Natal e de chuva moderada na Grande Recife.
    De acordo com a Aesa, as próximas horas podem registrar chuvas, com variações de nuvem, no decorrer do dia na faixa litorânea do estado. Para as demais regiões que compõem o setor leste do estado, Agreste e Brejo, a previsão é de apenas nebulosidade variável.
    Orientações
    – Evite enfrentar o mau tempo;
    – Observe alteração nas encostas;
    – Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
    – Se houver inundação ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
    Em caso de emergências, a população deve acionar a Defesa Civil (telefone 199 em qualquer local do estado ou 0800 285 9020) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).
    Portal Correio
    • Comentar com o Gmail
    • Comentar com o Facebook
    Item Reviewed: JP e mais 27 cidades da PB estão sob alerta para chuva forte Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco