Tecnologia do Blogger.
23.5.18

11 plantas que são alimentos e você nem imaginava

Conheça algumas plantas alimentícias não convencionais

As plantas podem ser consideradas o alimento mais democrático que existe no mundo, já que são acessíveis a todo mundo e fáceis de serem encontradas.

Mas quais plantas podemos comer? O autor do livro sobre PANCs (plantas alimentícias não convencionais) e criador desse nome, explicou, em entrevista à apresentadora e culinarista Bela Gil, que algumas plantas que nem imaginamos, podem sim serem consumidas.
Algumas como a araruta e a urtiga já foram muito consumidas no passado, mas acabaram caindo em desuso e, agora, estão voltando a serem conhecidas. Veja a lista e separe a cesta de picnic para buscar as suas pelo caminho:
1. Peixinho
Quando empanada e frita, fica semelhante a um peixe no formato e no sabor, por isso o nome. Pode ser servida como petisco ou compor massas e risotos.
2. Araruta
É muito nutritiva e, dessa planta medicinal é possível extrair um amido sem glúten que pode substituir o trigo ou a aveia. Também pode ser usada no preparo de mingaus.
3. Serralha
É amarga e deve ser deixada de molho na água fria ou no caldo de laranja lima para eliminar esse sabor e, depois, refogada no alho para acompanhar pratos como feijão e angu.
4. Ora-pro-nóbis
Muito conhecida em Minas Gerais, é usada principalmente com frango, feijão e angu. Também funciona como corante verde. Tem sabor mais neutro e não deve ser picada para não ter baba.
5. Beldroegão
Planta rica em proteínas, cálcio, magnésio e zinco. Deve ser cozida ou refogada antes de ser consumida. Muito usada em saladas.
6. Capuchinha
As folhas, as sementes e as flores são comestíveis. Tem sabor picante e pode ser usada no preparo de molhos ou na salada.
7. Taioba
Um clássico da cozinha caipira, é muito saborosa e pode ser consumida como acompanhamento de feijoadas ou para fazer um rocambole vegetal. Precisa ser cozida para o consumo.
8. Picão-preto
Nutritiva e saborosa, tem alto teor de ferro e zinco, e deve ser cozida antes de ser consumida. Muito usada no arroz de picão e também no chá que pode ser tomado com gotas de limão.
9. Capiçoba
Semelhante à rúcula, tem um sabor mais ardido e é boa para utilizar em pizzas, pães e para acompanhar alguns pratos refogadinha ou mesmo crua, na salada.
10. Caruru
É rica em proteínas, fibras, ferro e magnésio. Muito usada no interior para acompanhar carnes ou no meio do feijão. Seu sabor é muito similar ao do espinafre.
11. Urtiga
É uma das plantas mais ricas em ferro e, em alguns países, como na Itália, é um item famoso na culinária, usada em uma sopa chamada zuppa di ortiche, que é uma raridade.
Notícias ao Minuto
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook
Item Reviewed: 11 plantas que são alimentos e você nem imaginava Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco