Tecnologia do Blogger.
3.4.18

Suplentes são convocados e Câmara de Cabedelo deve escolher amanhã novo prefeito

Pelo menos nove suplentes devem ser convocados nas próximas horas para tomar posse dos mandatos na Câmara Municipal de Cabedelo. A convocação ocorre após a Justiça manter a prisão do prefeito da cidade, Leto Viana (PRP), da primeira-dama, Jacqueline França e de cinco vereadores.

Mais quatro parlamentares não chegaram a ser presos, mas foram afastados dos mandatos, assim como o vice-prefeito Flávio de Oliveira.
De acordo com o vereador Eudes, uma nova reunião deve ser realizada ainda hoje para definir o horário da sessão que deve eleger a nova Mesa Diretora da Casa.

Os suplentes que devem ser convocados são Benone, Josimar Cabeleireiro, Pereira, Valdi Tartaruga, Janderson Brito, Herlon Cabral, Socorro do Jacaré, Divino do Social e Jonas Pequeno.
Além de Jacqueline, os vereadores presos na manhã de hoje na Operação ‘Xeque-Mate’, deflagrada pela Polícia Federal e Ministério Público da Paraíba, foram Lúcio José – presidente da Câmara -; Tércio Dornelas, Júnior Datele e Antônio do Vale.

Os vereadores afastados foram Josué Góes, Belmiro Mamede, Rogério Santiago e Rosivaldo Galan.
Entenda o caso:

A operação ‘Xeque-Mate’ teve como objetivo de desarticular esquema de corrupção na administração pública de Cabedelo, no âmbito dos poderes executivo e legislativo municipal.

Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de prisão preventivas, 15 sequestros de imóveis e 36 de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. Além dos mandados, a justiça decretou o afastamento cautelar do cargo de 85 servidores públicos, entre eles o prefeito e o vice-prefeito de Cabedelo, e o presidente da Câmara Municipal.

Durante as investigações, ficou comprovado a participação das principais autoridades públicas do município que se beneficiavam do esquema de diversas formas, tendo registrado aumento patrimonial espantoso, muito acima do condizente com sua renda. Somente na aquisição de imóveis nos últimos cinco anos, verificou-se que um agente político envolvido movimentou mais de R$ 10 milhões à margem do sistema financeiro oficial.

Em um dos esquemas, foram detectados funcionários fantasmas da prefeitura e da câmara municipal que recebiam salários de até R$ 20 mil e entregavam a maior parte para as autoridades locais, ficando de fato com valores residuais.

Foram constatadas ainda doações fraudulentas de imóveis do patrimônio público municipal, bem localizados e de alto valor, para empresários locais sem que houvesse critérios objetivos para a escolha do beneficiado.

Os envolvidos responderão por formação de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e fraude licitatória. O prefeito responderá ainda por crime de responsabilidade de prefeito.

Além dos políticos, foram presos Marcos Antônio da Silva dos Santos, Inaldo Figueiredo da Silva, Gleuryston Vasconcelos Bezerra Filho, Adeildo Bezerra Duarte e Leila Maria Viana do Amaral.

Paraiba.com.br
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook
Item Reviewed: Suplentes são convocados e Câmara de Cabedelo deve escolher amanhã novo prefeito Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco