Tecnologia do Blogger.
13.4.18

Lava Jato: Raul Schmidt é preso em Portugal e será extraditado

Empresário tem cidadania portuguesa e seus advogados alegaram que ele não poderia ser extraditado por ser cidadão português.

Reprodução
Justiça de Portugal prendeu nesta sexta-feira (13) o empresário Raul Schmidt, investido no âmbito da Operação Lava Jato. Ele deve ser extraditado ao Brasil. Schmidt gozada de um habeas corpus concedido pela Justiça portuguesa para que ele pudesse aguardar em liberdade o julgamento de recurso contra a extradição.

Segundo informa a Globo News, o empresário tem dupla cidadania e seus advogados alegaram que ele não poderia ser extraditado por ser cidadão português. No entanto, a extradição de Raul havia sido inicialmente determinada em 29 de janeiro e o empresário entrou com um pedido de habeas corpus, após ter sido detido em 3 de fevereiro.
O Supremo Tribunal de Justiça de Portugal determinou a detenção de Raul e entrega ao Brasil, com a condição de que ele responda apenas por crimes cometidos anteriormente à obtenção de sua cidadania portuguesa, em 2011.
A reportagem destaca que Schmidt é investigado pelo pagamento de propinas aos ex-diretores da Petrobras Renato de Souza Duque, Nestor Cerveró e Jorge Luiz Zelada - todos envolvidos no esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa instalado na estatal.
Raul também é citado como preposto de empresas internacionais na obtenção de contratos de exploração de plataformas da Petrobras. O empresário também responde por dois processos por corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro na 13ª Vara Federal da Justiça Federal, em Curitiba. As ações penais aguardam o resultado do processo de extradição.
Notícias ao Minuto
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook
Item Reviewed: Lava Jato: Raul Schmidt é preso em Portugal e será extraditado Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco