Tecnologia do Blogger.
16.4.18

Descuido com a gengiva pode ser o motivo dos problemas bucais

Manter a gengiva saudável faz toda diferença para a saúde bucal

Gengivas muito sensíveis, inchadas, com vermelhidão ou apresentando sangramentos na hora da escovação, podem ser sinais de gengivite. A inflamação acontece pelo acúmulo de placa bacteriana e é um dos principais problemas causados pela falta de cuidados com a gengiva.

Segundo Rosane Menezes Faria, dentista da Odonto Empresas, além da higiene dos dentes, é importante dar atenção especial às gengivas, eliminando qualquer resíduo de alimento presente na região.
“Se ignorada, a gengivite pode causar mau hálito e evoluir para outros problemas bucais, como a periodontite, doença que atinge o suporte dos dentes”, explica Rosane.
A dentista separou alguns cuidados essenciais para manter a gengiva saudável e ajudar na prevenção de doenças no local. Confira:
• O principal causador de doenças na boca é a falta de higienização. Logo, remover resíduos alimentares que ficam principalmente entre os dentes, eliminando a placa bacteriana, ajuda na prevenção desses problemas.
• É importante ressaltar que não é necessário aplicar muita força durante a escovação, pois pode acabar agredindo a gengiva. O ideal é que a escova seja usada de forma leve em todas as faces dos dentes.
• A ida ao dentista regularmente também deve ganhar importância na prevenção do acúmulo de placa. Uma vez que ela endureça e se torne tártaro, somente uma limpeza profissional conseguirá removê-la.
• O hábito de passar fio dental pode parecer um tanto incômodo, porém a prática é essencial para remover os alimentos que ficam entre os dentes e embaixo das gengivas, onde a escova não pode alcançar.
• Uma boa alimentação contribui muito para a prevenção de doenças gengivais, além de ser essencial na nutrição dos maxilares, tecidos da gengiva e dentes. O excesso de açúcares e bebidas ácidas, como os refrigerantes, colaboram significativamente na formação da placa bacteriana.
Notícias ao Minuto
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook
Item Reviewed: Descuido com a gengiva pode ser o motivo dos problemas bucais Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco