Tecnologia do Blogger.
7.12.17

Unicef faz alerta para efeitos da poluição em bebês

Cerca de 17 milhões de bebês respiram ar muito poluído no mundo.

Pelo menos 17 milhões de bebês vivem em zonas onde a poluição é seis vezes maior do que os limites considerados saudáveis, o que pode danificar os pulmões e colocar em risco seu desenvolvimento cerebral, advertiu nesta quarta-feira (6) o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
"As substâncias contaminantes não só danificam os pulmões em desenvolvimento dos bebês, também podem causar lesões permanentes em seus cérebros e, portanto, prejudicar seu futuro", alertou o diretor-executivo da organização, Anthony Lake.
Segundo o relatório "Perigo no Ar", divulgado nesta quarta-feira (6) em Daca, mais de 3/4 (12,2 milhões) dos menores de 1 ano que respiram níveis de poluição seis vezes acima do estabelecido vivem no sul da Ásia.
A Unicef explicou que muitas destes crianças já vivem em condições desfavoráveis e, especialmente aquelas que residem em favelas, estão expostas a riscos ambientais pela falta de água potável e condições sanitárias que lhes fazem ser vulneráveis a doenças infecciosas.
No extremo Oriente e na região do Pacífico vivem cerca de 4,3 milhões de bebês nestas condições.
Segundo o relatório, as partículas ultrafinas de poluição podem penetrar na corrente sanguínea e danificar a barreira entre o sangue e o cérebro causando neuroinflamação, algo especialmente perigoso no caso dos bebês, que possuem cérebros mais vulneráveis.
Algumas partículas podem danificar áreas fundamentais para a comunicação entre neurônios, enquanto outras contam com uma carga magnética que pode levar a doenças neurodegenerativas.
Por isso, o Unicef pediu mais investimento em energias renováveis e melhoria no acesso ao transporte público. Uma outra recomendação da entidade é para que pais transportem crianças em horas do dia menos poluídas.
Bem Estar

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook
Item Reviewed: Unicef faz alerta para efeitos da poluição em bebês Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco