Tecnologia do Blogger.
12.2.16

Grandes potências acertam plano para romper impasse na Síria

Países concordaram em um fim gradual das hostilidades.
Acordo também inclui ajuda humanitária rápida.


Chanceler da Rússia, Sergey Lavrov (à esqueda) e secretário de Estado dos EUA, Jonh Kerry (Foto: Matthias Schrader/AP)
As grandes potências concordaram na sexta-feira (12, no horário local) com um plano destinado a quebrar o impasse na Síria através da introdução de um fim gradual das hostilidades e ajuda humanitária rápida, para criar condições para a retomada das negociações de paz.
O acordo surgiu a partir de um encontro em Munique, na Alemanha, do Grupo Internacional de Apoio à Síria, onde os chanceleres dos principais países envolvidos no conflito sírio se reuniram nesta quinta-feira.
Segundo o secretário de Estado americano, John Kerry, o acordo determina uma "cessação de hostilidades" na Síria, a começar em uma semana.
O chanceler russo, Sergei Lavrov, disse que as negociações devem começar assim que possível, sem condições, e devem incluir todos os grupos de oposição síria. Ele afirmou que a cessação de hostilidades na Síria é uma tarefa difícil, mas concordou em buscar uma maneira de implementá-la em uma semana.

A oposição síria elogiou os esforços, mas diz que são necessárias ações concretas.
O ministro das relações exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, afirmou que os Estados Unidos e a Rússia devem coordenar de maneira mais próxima as ações militares no país.
Kerry, Lavrov e o enviado da Organização das Nações Unidas (ONU) Staffan de Mistura, afirmaram que a reunião de Munique produziu compromissos no papel apenas. Kerry e Lavrov concordaram que o "teste verdadeiro" vai ser ver se todas as partes envolvidas no conflito da Síria vão honrar seus compromissos.
Na coletiva de imprensa em que o acordo foi anunciado, Mistura enfatizou que o que foi acordado não foi um cessar-fogo, mas uma "cessação de hostilidades".
Lavrov acrescentou que o principal objetivo para todas as nações envolvidas no acordo é "resistir ao Estado Islâmico".
G1 SP
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Grandes potências acertam plano para romper impasse na Síria Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco