Camalaú, Remígio e São José do Sabugi entram em situação de emergência por estiagem. Municípios poderão acessar recursos federais para ações de socorro.
O Governo Federal reconheceu, nesta sexta-feira (1º), a situação de emergência em mais três municípios paraibanos — Camalaú, Remígio e São José do Sabugi — devido à estiagem. A medida foi publicada em portaria no Diário Oficial da União.
Com o reconhecimento, as prefeituras das cidades afetadas ficam autorizadas a solicitar recursos da União para ações de defesa civil. Os recursos poderão ser destinados à compra de cestas básicas, água mineral, kits de higiene e limpeza, refeições para trabalhadores e voluntários, além de itens de dormitório, entre outros.
A medida visa minimizar os impactos provocados pela falta prolongada de chuvas, que afeta o abastecimento e compromete atividades agrícolas e cotidianas nos municípios do interior do estado.
Até o momento, a Paraíba contabiliza 110 reconhecimentos federais vigentes por estiagem. Além disso, há registros de emergência por outros desastres naturais: dois por enxurradas, um por inundações, um por colapso de edificações e um por chuvas intensas.
O reconhecimento da situação de emergência permite maior agilidade no repasse de recursos federais e na execução de medidas emergenciais pelos municípios atingidos. As ações são coordenadas pelas prefeituras em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Por Redação





0 commentarios:
Postar um comentário