Tecnologia do Blogger.
1.8.25

Ex-assessor do TSE prepara denúncia contra Moraes no Parlamento Europeu

O ex-assessor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Eduardo Tagliaferro, está preparando uma denúncia contra o ministro Alexandre de Moraes a ser entregue ao Parlamento Europeu. Segundo aliados, ele alega ter documentos e mensagens trocadas durante o período em que integrou a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do tribunal, nas eleições de 2022.

 

Tagliaferro acusa Moraes de perseguir políticos de direita e de restringir a liberdade de expressão por meio da derrubada de perfis e publicações nas redes sociais. “Destruiu a minha vida e a de várias pessoas. Logo eu estarei mostrando para o Brasil quem é Alexandre de Moraes”, escreveu o ex-assessor nas redes sociais.

 

Após ser alvo de investigação da Polícia Federal, Tagliaferro se mudou para a Itália. Ele foi indiciado em abril deste ano por suspeita de violar o sigilo funcional ao divulgar informações sobre procedimentos adotados no gabinete de Moraes.

 

A investigação foi instaurada após a revelação de que o gabinete do ministro teria solicitado informalmente ao TSE a produção de relatórios usados como base em decisões contra bolsonaristas, no âmbito do inquérito das fake news em 2022. A reportagem, publicada em agosto de 2024, teve como base mais de seis gigabytes de mensagens e arquivos trocados entre auxiliares do ministro, incluindo Tagliaferro.

 

Na ocasião, o gabinete de Moraes afirmou que todos os procedimentos foram “oficiais, regulares e devidamente documentados nos inquéritos em andamento no STF, com a participação da Procuradoria-Geral da República”.

 

Desde sua mudança para a Europa, Tagliaferro tem se manifestado publicamente contra Moraes e o governo Lula, intensificando suas críticas nas redes sociais. Na última quarta-feira (31), ele participou de um programa no YouTube com o blogueiro Allan dos Santos, foragido desde 2021 por ordem do próprio Moraes.

 

Durante o programa, o ex-assessor afirmou que percebeu uma “perseguição contra a direita” logo nos primeiros dias de trabalho no TSE. “Só chegavam coisas da direita no gabinete, nada da esquerda, e isso me chamou atenção”, disse, sem entrar em detalhes para “não perder a graça”.

 

Tagliaferro tem se somado a outros movimentos de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro no exterior, que buscam denunciar o ministro do STF. Apesar disso, interlocutores de Eduardo Bolsonaro e do comentarista Paulo Figueiredo negam qualquer articulação conjunta com o ex-assessor.

 

Na mesma quarta-feira, o ministro Alexandre de Moraes foi alvo de sanção financeira nos Estados Unidos. Segundo uma ordem executiva emitida por Donald Trump com base na Lei Magnitsky, o magistrado teria abusado de prisões preventivas e atentado contra a liberdade de expressão.

 

As movimentações ocorrem no contexto do avanço das investigações contra Jair Bolsonaro por tentativa de golpe em 2022. O ex-presidente é acusado de cinco crimes e pode ser condenado a até 43 anos de prisão.

 

Por Redação 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Ex-assessor do TSE prepara denúncia contra Moraes no Parlamento Europeu Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco