Tecnologia do Blogger.
21.7.25

Xarope da vovó e vitamina C: Anvisa proíbe cinco novos produtos no Brasil

 Medicamento “100% natural” promete “limpar o pulmão” com três colheres de sopa por dia; agência desconhece fabricante

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão de todos os lotes do chamado “Xarope da Vovó Isabel”, por propaganda e comercialização sem registro no órgão federal. A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (18), ainda proíbe o uso, venda, distribuição, fabricação e importação do medicamento.

O “Xarope da Vovó Isabel”, também conhecido apenas como “Xarope da Vovó”, é encontrado em mercados, farmácias, feiras e na internet por cerca de R$ 15. O medicamento que se apresenta como “100% natural” pede para que o consumidor “confie na natureza”.

O medicamento é fabricado por uma empresa desconhecida, em desacordo com a legislação brasileira. “As ações de fiscalização determinadas se aplicam a quaisquer pessoas físicas/jurídicas ou veículos de comunicação que comercializem ou divulguem o produto”, segundo o texto.

O xarope é encontrado em diferentes frascos e com rotulagem de aparência artesanal. Nas informações da garrafa, estão indicações de uso, como para pneumonia, tosse, resfriado, bronquite e inflamação de garganta — com a promessa de “limpar o pulmão”.

Entre os ingredientes indicados no rótulo, estão cebola branca, óleo de copaíba e babosa e mel de jataí. A recomendação é de uso diário de três “colheres de sopa”.

Na mesma resolução, a agência aplica a mesma medida sob todos os lotes de três medicamentos do Grupo Nutra Nutri: Colágeno + vitamina C, L-treonato de magnésio e Espinheira Santa.

Os produtos são fabricados por empresa que não possui autorização de funcionamento pela Anvisa para fabricação de medicamentos, de acordo com o texto. A CNN buscou contato com a empresa que está com o site “em manutenção”.

A Anvisa também determinou ainda o recolhimento de todos os lotes do alimento Curcumyn Long (Extrato de Cúrcuma Longa 95%), fabricado pela empresa Akron Pharma Ltda. O motivo da ação foi a realização de uma inspeção que verificou que o produto não atende às especificações referenciadas na legislação quanto à forma de obtenção.

O produto deve ser recolhido e ainda teve sua comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso suspensos. A CNN aguarda retorno da empresa sobre a medida.

Um lote de toxina botulínica, conhecido como Botox, também foi proibido pela agência. Foi determinada a apreensão do lote L42158, que teve a comercialização, distribuição e uso proibido. A empresa detentora do registro do medicamento, Beaufour Ipsen, informou que não reconhece o lote como original, se tratando, portanto, de falsificação.

Por: CNNBrasil

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Xarope da vovó e vitamina C: Anvisa proíbe cinco novos produtos no Brasil Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco