Tecnologia do Blogger.
17.2.20

Veja os 20 benefícios incríveis do capim-limão para a saúde

Também chamado de capim-cidreira e capim-santo, o capim-limão é uma erva originária da Ásia bastante utilizada no Brasil para fins terapêuticos.
Embora muitas de suas aplicações tenham origem popular, vários efeitos benéficos atribuídos ao capim-limão já foram comprovados cientificamente.
O principal exemplo disso é a propriedade antimicrobiana do óleo dessa planta sobre o Helicobacter pylori, a bactéria causadora da gastrite.
Os efeitos terapêuticos do capim-limão se devem a substâncias como citral, geraniol, metileugenol, mirceno, citronelal, ácido acético e ácido caproico, que também são responsáveis pelo perfume característico da planta.
Confira 20 benefícios do capim-limão para a saúde.
- Força para o sistema imune: especula-se que o citral, presente no capim-limão, seja capaz de inibir os efeitos das citoquinas, substâncias envolvidas nas reações inflamatórias. Dessa forma, a planta ajuda a melhorar a imunidade.
Fonte de nutrientes: ele é fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, folato e minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco e ferro.
Compostos do bem: essa planta contém antioxidantes, flavonoides e compostos fenólicos, todos benéficos para a nossa saúde.
Bom para as dores: por ter propriedades analgésicas, o capim-limão ajuda a aliviar dores de cabeça e enxaquecas. Seus fitonutrientes também atuam em câimbras e espasmos musculares, dores nas costas e lesões esportivas.
Bom para as dores: por ter propriedades analgésicas, o capim-limão ajuda a aliviar dores de cabeça e enxaquecas. Seus fitonutrientes também atuam em câimbras e espasmos musculares, dores nas costas e lesões esportivas.
Tempero: além de seu uso terapêutico, o capim-limão também pode ser utilizado na culinária, sendo especialmente famoso na cozinha do Vietnã, Tailândia e Malásia. A erva contribui para dar sabor a chás, curries e sopas.
-Combate à insônia: o chá de capim-limão tem efeito sedativo e hipnótico, ajudando a relaxar os músculos e nervos e proporcionando uma noite de sono de mais qualidade.
Bom para a pele: se utilizado como um tônico, o capim-limão é um excelente agente de limpeza para pele oleosa e com tendência à acne devido às suas propriedades adstringentes e antissépticas.
Cuidado com os pés: devido às suas propriedades antibacterianas e sanitizantes, o capim-limão pode ser adicionado à água para fazer imersão dos pés, ajudando a combater os maus odores.
Revitalização total: na aromaterapia, o capim-limão é reconhecido por seus efeitos como revitalizar o corpo e a mente, além de estimular a circulação.
Controle da lipidemia: o capim-limão tem propriedades que ajudam a combater a hiperlipidemia e a hipercolesterolemia, reduzindo os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos no corpo e prevenindo a aterosclerose.
Faz bem para o estômago: outra propriedade do óleo essencial dessa planta é a prevenção de distúrbios gastrointestinais, como úlcera, além de ajudar a combater infecções causadas por patógenos como o Helicobacter pylori e a Escherichia coli.
Poder diurético: ele ajuda a desintoxicar o organismo como consequência de suas propriedades diuréticas, que estimulam a eliminação de líquidos acumulados.
Retenção de líquidos: quem sofre com retenção de líquidos encontra um bom aliado no capim-limão. Ele estimula os linfonodos e ajuda a diminuir o inchaço.
Contra a obesidade: o citral previne o acúmulo de gordura abdominal e promove o uso da energia armazenada, evitando o ganho de peso e combatendo a obesidade.
Prevenção do câncer: essa planta se mostrou eficiente na prevenção e no tratamento de alguns tipos de câncer, como o câncer de pele, fígado e mama.
Proteção do DNA: por conter substâncias antioxidantes, o capim-limão protege as células dos danos causados pelos radicais livres no DNA, que causam o envelhecimento e aumentam as chances do surgimento de um câncer.
Combate a infeções bacterianas: o óleo essencial do capim-limão combate a formação do biofilme e é benéfico no tratamento de infecções causadas pelo Staphylococcus aureus.
Combate a infecções: por ter propriedades antibacterianas e antifúngicas, o capim-limão tem poder curativo em algumas infecções causadas por esses micro-organismos.
Problemas respiratórios: na medicina Ayurvédica, o capim-limão tem sido utilizado no tratamento de tosses e resfriados. Ele também oferece alívio à congestão nasal, gripe e asma.
MSN
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Veja os 20 benefícios incríveis do capim-limão para a saúde Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco