Tecnologia do Blogger.
13.11.18

Gordura em excesso incapacita células que eliminam tumores

O excesso de gordura no organismo inutiliza as células do sistema imunológico que são capazes de atacar tumores, segundo um novo estudo publicado nesta segunda-feira (12), que estabelece uma ligação entre obesidade e câncer.
Investigadores liderados pela médica especializada em imunologia Lydia Lynch, da Trinity College de Dublin, Irlanda, concluíram que os sistemas de vigilância imunológica do organismo humano, que contem células conhecidas como "exterminadoras naturais", não conseguem funcionar quando há muita gordura.
Além deste diagnóstico, o estudo revela potenciais tratamentos para reprogramar essas células e reiniciá-las, depois de identificar o efeito que a gordura tem no seu metabolismo e que as impede de atuar.
Mais de 1,9 bilhões de adultos sofre de peso a mais ou obesidade, condição que está por trás de quase metade de determinados tipos de câncer.
"Os nossos resultados sugerem que a reprogramação metabólica das células NK ["Natural Killers", em inglês] podem reiniciar a sua atividade anti-câncer e melhorar os resultados dos tratamentos, afirmou Lynch a propósito da investigação publicada no boletim científico Nature Immunology.
Os cientistas descobriram que o mecanismo molecular das NK fica congestionado com gordura em excesso, resultando em que as células conseguem reconhecer tumores, mas ficam incapazes de os destruir. 
Com Lusa
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Gordura em excesso incapacita células que eliminam tumores Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco