Tecnologia do Blogger.
23.9.18

Paraíba tem terceiro menor número de internados por AVC no Nordeste

No líder do ranking está a Bahia, com oito vezes mais casos do que a Paraíba

A Bahia tem o maior número de internações por AVC do Nordeste em 2018 / Foto: Reprodução/Internet
O Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como “derrame”, é uma das principais causas de morte no Brasil e a primeira de incapacidade em adultos em todo o mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas no primeiro semestre deste ano, a região Nordeste somou mais de 20.519 internações devido a complicações por AVC, seja ele isquêmico ou hemorrágico.
Trazendo os números para a realidade da Paraíba, o estado é o terceiro com menor índice de internados na região, contabilizando 678 casos. Somente Rio Grande do Norte, com 634, e Sergipe, com 530 internados, têm números menores.
No topo dessa lista está a Bahia, devido principalmente à sua grande população, que passa dos 15 milhões de habitantes. Nos seis primeiros meses de 2018, foram contabilizados 5.592 internações por AVC em terras baianas, número que é seguido de perto pelo registrado em Pernambuco no mesmo período – 5.449 internações.
Saiba mais sobre o AVC
Os principais sintomas do derrame são dormência súbita ou fraqueza no rosto, braço ou perna, especialmente em um dos lados do corpo; confusão, dificuldade para falar ou entender a fala; súbita dificuldade em enxergar; tontura, dificuldade para andar, perda de equilíbrio ou coordenação e dor de cabeça súbita e grave sem causa conhecida.
Cerca de 85% dos casos de AVC ocorrem na forma isquêmica, quando há uma obstrução em um vaso que fornece sangue ao cérebro, bloqueando a passagem de oxigênio para as células locais. Nessa forma, se não tratado rapidamente, o paciente perde, aproximadamente, 1.9 milhão de neurônios a cada minuto.
Por isso, quanto mais tempo se passa sem atendimento, maiores são as chances de sequelas graves, como dificuldades de movimentação, linguagem, visuais, de memória e até mesmo comportamentais. Para o tratamento do acidente vascular cerebral isquêmico, existe um medicamento injetável altamente eficaz, chamado trombolítico. Estudos mostram que, se tratado em até 4h30 após o início dos sintomas, o paciente tem 30% mais chances de evoluir de forma favorável.
Portal T5
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Paraíba tem terceiro menor número de internados por AVC no Nordeste Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco