Tecnologia do Blogger.
13.7.18

Robô poderá ser usado para combater esgoto em praias

Ideia foi apresentada pela Prefeitura de João Pessoa e Cagepa; óergãos querem acabar com áreas impróprias para banho

A cada semana, várias praias do Litoral da PB estão impróprias para banho (Foto: Portal Correio)
Um robô de monitoramento poderá ser utilizado para combater ligações clandestinas e vazamento de esgoto que acabam nas praias de João Pessoa. A ideia foi apresnetada ao Minsitério Público Federal (MPF) pela Prefeitura João Pessoa, por meio das secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Meio Ambiente (Semam), e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).
O equipamento serviria para inspecionar as redes pluviais, identificando as ligações clandestinas de esgoto. O direcionamento das águas pluviais para a rede de esgoto e a ausência de ligação dos esgotos residenciais na rede coletora são fatores que influem na contaminação das praias. A prefeitura assumiu o compromisso de estabelecer o projeto piloto, adotando o bairro de Tambaú como referencial.
Além da utilização do robô, outra questão acordada foi a criação de um grupo de trabalho, por parte da Cagepa, para inspecionar as redes de esgoto, para identificar ligações clandestinas de águas pluviais. Com as medidas, o Ministério Público Federal quer garantir a balneabilidade das praias, sanando problemas em locais impróprios para banho.
Segundo o secretário de Infraestrutura de João Pessoa, Cássio Augusto Cananéa, visando detectar ligações clandestinas de esgoto e a necessidade de possíveis manutenções, o robô de monitoramento é um equipamento remoto colocado dentro das tubulações e, a partir de sua câmera, conseguirá captar imagens que serão repassadas para o operador que fará a sondagem do material repassado pelo equipamento.
“A nossa expectativa é agilizar a operação de vistoria das tubulações, então você tem um equipamento que fará isso em maior distância e em menor tempo. Isso acelera bastante o processo e permite que tenhamos acesso a locais da tubulação, o que não seria possível sem esse equipamento”, explicou o secretário de Infraestrutura.
Já nas situações de falta de energia elétrica, a concessionária Energisa comunica à Cagepa com antecedência de 72 horas, em caso de intervenção programada, ou o mais imediato possível, se for uma manutenção corretiva”, acrescentou o diretor-presidente da Cagepa, Hélio Paredes.
De acordo com o procurador do MPF em João Pessoa, Antônio Edílio Magalhães Teixeira, a parceria com a prefeitura e a Cagepa visa minimizar os impactos negativos ocasionados por problemas nas redes de esgoto, o que termina afetando as praias de João Pessoa.
Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Portal Correio
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook
Item Reviewed: Robô poderá ser usado para combater esgoto em praias Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco