Tecnologia do Blogger.
12.7.18

Móveis de pessoas desabrigadas são levados para ginásio

As 250 famílias que ocupavam o Condomínio Vista Verde, no bairro das Indústrias, começaram a fazer a mudança de seus pertences.

As 250 famílias que ocupavam o Condomínio Vista Verde, no bairro das Indústrias, começaram a fazer a mudança de seus pertences. No início da manhã desta quinta-feira (12) foi iniciada a reintegração de posse, liderada pela Polícia Federal com apoio da Polícia Militar, Ministério Público Federal e Justiça Federal da Paraíba.
O local continua cercado por representantes desses órgãos e, às 12h08, a situação era considerada tranquila. Pela manhã, quando a ação foi iniciada, houve tumulto e revolta por parte dos moradores. Eles alegavam que não tinham para onde ir. Ainda não foi informado onde essas famílias irão morar. Os móveis de parte das famílias estão sendo levados para um ginásio de esportes.
Entenda
O condomínio Vista Verde, residencial de propriedade do governo federal, no bairro das Indústrias foi invadido em 2017, antes da conclusão das obras. O empreendimento construído é do âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida.
De acordo com a Justiça Federal na Paraíba, a decisão judicial reforçou a necessidade de ser assegurada a integridade física de todos os envolvidos na operação, incluindo servidores públicos, ocupantes, partes e quaisquer outros que venham a acompanhar a ação.
A operação foi determinada após decisão liminar não ter sido cumprida (a liberação deveria ter ocorrido em 22 de maio) e de diversas tentativas de acordos e de ações de sensibilização, tais como como visitas e reuniões com os ocupantes do residencial.

Desde o mês de abril, são realizadas visitas e reuniões sobre a situação do imóvel, em um trabalho conjunto com a Caixa Econômica Federal (CEF), Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), com objetivo de motivar os moradores a desocupar pacificamente o local.
Ainda de acordo com a decisão judicial, a invasão do Vista do Verde está impedindo a conclusão da obra, dificultando a execução de programas de habitação social no estado da Paraíba financiados pela Caixa Econômica Federal, além prejudicar famílias que esperam por um imóvel em uma fila há mais de seis anos.
Para o acolhimento das famílias, que serão retiradas do local, os representantes da Semhab e da Sedes cadastraram todas elas nos programas sociais de habitação e informaram os requisitos necessários à solicitação de auxílio-aluguel às que precisarem.
Representantes da Semhab e da Sedes já realizaram o cadastro/atualização das famílias nos programas sociais de habitação e informaram os requisitos necessários à solicitação de auxílio-aluguel aos que precisarem.

Portal T5
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook
Item Reviewed: Móveis de pessoas desabrigadas são levados para ginásio Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco