Tecnologia do Blogger.
30.4.18

Ginastas acusam ex-técnico da seleção de cometer abuso

Segundo a reportagem, 40 esportistas e ex-esportistas disseram terem sido vítimas de Fernando, que foi afastado da seleção em 2016.


O ex-técnico da seleção brasileira masculina de ginástica, Fernando de Carvalho Lopes, foi acusado por atletas e ex-atletas de ter praticado abuso sexual infantil durante treinamentos ao longo de vários anos.
As informações vieram à tona no programa Fantástico deste domingo (30), na Rede Globo.
Segundo a reportagem da emissora, ao todo, 40 esportistas e ex-esportistas disseram terem sido vítimas de Fernando, que foi afastado da seleção em 2016.
Todos os entrevistados relataram conversas de teor sexual. Alguns dos alunos revelaram que o tocou em suas artes íntimas.
“Algumas coisas eram marcantes para mim, que era pedir para saber se estava nascendo pelo pubiano”, contou um dos ginastas, que não foi identificado. “Durante os nossos treinamentos, muito frequentemente ele tocava nas nossas partes íntimas”, disse.
Outro ginasta deu seu depoimento. “Ele pedia para eu ejacular na frente dele, me masturbar na frente dele”, contou, também em anonimato. “O Fernando mandava a gente tomar banho em um horário em que ele podia tomar banho também e ficava pedindo para tocar no nosso pênis”, falou.
A primeira vítima a denunciar o caso tinha nove anos quando começou a treinar com Fernando no Mesc, clube da cidade de São Bernardo do Campo (SP). Aos 13 anos, em 2016, contou aos pais o que vinha acontecendo. A denúncia afastou o treinador da seleção brasileira.
“Os meninos fazendo exercício na barra, ele apalpava. Toda hora era mão nas nádegas do menino, apalpando mesmo”, conta a mãe do ex-ginasta, cuja identidade também foi mantida em sigilo. “(O filho) tinha futuro. Só que cortou o sonho”, acrescentou.
Sem anonimato – Um dos denunciantes se identificou. Trata-se de Petrix Barbosa, campeão dos Jogos Pan-Americanos de 2011 por equipes. Ele afirma ter sido um dos principais alvos de Fernando no Mesc. Petrix afirmou que o treinador pedia para tomar “banho junto, espiar”. “Já acordei com a mão dele dentro da minha calça”.
“Ele sempre perguntava como estava nosso desenvolvimento. Eu tinha 10, 11 anos, e ele (alegava que) precisava acompanhar nosso crescimento, então dizia que a gente precisava mostrar o pênis”, conta, relatando ainda outro caso, aos 12 anos, durante uma competição nos EUA. “Ele mandou tomar banho de banheira para relaxar. De repente, ele entra na banheira, como se fossem duas crianças para brincar”, falou.
O advogado de Fernando de Carvalho Lopes não gravou entrevista com a Globo. O treinador, contudo, disse ter sido interpretado equivocadamente por seus ex-atletas – que, segundo ele, “vão ter que provar” as acusações.
“Eu nunca fui um técnico legal. Sempre fui muito rigoroso, até demais. Às vezes, até misturei – achei que podia ser um pai, um amigo. Isso talvez tenha dado uma margem de interpretação errada. Eu não tenho o que falar. Eles vão ter que provar. Eu nunca molestei ninguém no intuito que está sendo colocado”, afirmou Fernando. As informações são do Uol.
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook
Item Reviewed: Ginastas acusam ex-técnico da seleção de cometer abuso Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco